domingo, 23 de dezembro de 2007

Olhares (2ª série) ESGUEIRA


Esta segunda série de "Olhares" dedico-a a Esgueira, o lugar
(a terrinha, a aldeia, na minha infância e adolescência, tão pequena e tão diferente da freguesia urbana que hoje prolonga Aveiro)
onde, tirando alguns períodos relativamente curtos
(os anos dos estudos em Coimbra, dois anos já como professor em Águeda e parte do tempo de tropa)
passei toda a minha vida, o tempo de miúdo, o da escola primária no velho edifício dos Paços do Concelho, os sete anos do liceu em Aveiro, e depois toda a vida de adulto, até hoje
(e até quando?).
Da Esgueira da minha infância
(desde que dela consigo ter alguma memória, a partir aí de 1950, ia eu nos meus seis anos)
até hoje, quase tudo mudou, embora no fundo da memória resistam ainda algumas imagens delidas em que as coisas não passam de contornos vagos delas mesmas, tantos espaços em branco em volta delas, tantas coisas de agora a sobreporem-se-lhes.
Trabalho de saudade, de evocação
(de declínio da vida, só nesta idade nos apercebemos de que temos passado)
mas também a vontade de deixar um testemunho de Esgueira, das diferentes faces com que o tempo a marcou.

Jorge Cunha

Sem comentários: