domingo, 30 de dezembro de 2007

Primeiro olhar - O Largo do Pelourinho



































O Largo do Pelourinho fica situado no centro histórico de Esgueira, junto aos antigos Paços do Concelho, e nele confluem a Rua de Bento de Moura, a Rua do Repouso, a Rua do Godinho e a Travessa do Pelourinho. É uma das peças mais relevantes do património de Esgueira. A sua construção é talvez um pouco anterior à dos antigos Paços do Concelho (onde durante muitos anos funcionou a escola primária e que é desde há alguns anos sede da Junta de Freguesia), portanto dos princípios do século XVIII. O pelourinho é um bom e raro exemplar dos pelourinhos em espiral da época barroca. Assenta em pedestal simples, circular e com degraus. No remate, com quatro faces, sobre o qual se apoia a coroa real fechada, está esculpido o brasão nacional, o símbolo de Esgueira (nau de três mastros), três setas cruzadas e a esfera armilar dominada com a cruz de Cristo, a pretender certamente evocar o rei D. Manuel I, que outorgou a Esgueira o foral novo.

(Dados históricos retirados do Boletim Municipal de Aveiro, nº 25-26)


*******************************

Sobre as fotografias
  • Primeira fotografia (em cima): Largo do Pelourinho e parte da Rua de Bento de Moura (a nascente do pelourinho). À direita, o edifício dos antigos Paços do Concelho, onde, durante muitos anos, funcionou a escola primária (por lá andei, como muitos outros, até à quarta classe). Ao fundo, a casa onde passei quase toda a infância e adolescência. Pertencia a uma senhora da família Taborda, D. Elisa Taborda, que morava na altura numa casa poucos metros adiante, na ua do General Costa Cascais, onde veio a funcionar (e onde funciona ainda) o Centro Social de Esgueira. (Fotografia sem indicação de data - mas provavelmente da década de 1950 - retirada do livro "Aveiro, Silhuetas do Tempo que Passa", de Amaro Neves e Carlos A. Ramos, edições ADERAV, 1985.)
  • Segunda fotografia: Travessa do Pelourinho, vista a partir do Largo do Pelourinho (Foto de Jorge Cunha, 2000)
  • Terceira fotografia: Largo do Pelourinho e parte da Rua de Bento de Moura (a poente do pelourinho). Ao fundo, a casa da família Almeida de Eça, legada por Vicente de Almeida de Eça à Santa Casa da Misericórdia. Na casa de rés-do-chão diante do pelourinho vivia e tinha a sua oficina, no tempo da minha infância e adolescência, o alfaiate Lindeza (alcunha, suponho). (Foto de Jorge Cunha, 2000)
  • Quarta fotografia: Largo do Pelourinho. (Foto sem indicação de data, retirada do livro "Aveiro, Silhuetas do tempo que Passa", de Amaro Neves e Carlos A. Ramos, edições ADERAV, 1985)
  • Quinta fotografia: Largo do Pelourinho. A casa ao fundo faz esquina entra a Rua do Godinho e a Travessa do Pelourinho. (Foto de Jorge Cunha, 2000)
  • Sexta fotografia: Largo do Pelourinho e parte da Rua de Bento de Moura (a nascente do pelourinho). À direita, o edifício dos antigos Paços do Concelho. (Foto de Jorge Cunha, 2007)

Sem comentários: